Friday, January 19, 2007

Bufo-real Bubo bubo

Eminência nocturna
No cimo de uma saliência rochosa, o senhor da noite chama a companheira e afasta competidores fazendo ecoar na silenciosa escuridão, a sua poderosa e, por vezes, assustadora cantiga. Repentinamente, sem provocar o mais leve ruído, lança-se no vazio, alternando o bater das suas poderosas asas, com o planar no infinito. O Bufo-real ostenta o título de maior mocho da Europa. Na realidade, só mesmo na África do Sul é que existe outro com igual dimensão. Todos o conhecem como o simpático mestre e sábio das fábulas infantis, que todos os animais da floresta respeitam, admiram e a quem pedem conselhos nos momentos de apuros!

Robusto e forte, com enormes olhos cor-de-laranja e característicos penachos auriculares, caça as suas presas esperando pacientemente no alto de uma árvore ou de uma rocha.

Os bufos-reais mantém-se fiéis ao parceiro durante toda a vida, mas apesar do casal partilhar o mesmo território de caça, são animais solitários e territoriais que não demonstram grandes intimidades. Durante o dia, o casal dorme separado a algumas centenas de metros de distância, em saliências rochosas, árvores, postes eléctricos e até mesmo em construções humanas, como telhados de armazéns e ruínas.


Considerada como “destruidora da caça”, esta espécie foi perseguida através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados, sobretudo durante os séculos dezanove e vinte.

Apesar de continuar a ser alvo de perseguição, o papel chave que o bufo-real desempenha nos ecossistemas é reconhecido por todos os que se interessam pelos valores naturais e pela preservação da biodiversidade.

No comments: