Friday, January 12, 2007

Tartaruga-comum (Caretta caretta)

Do outro lado do Atlântico


Lentamente o sol começa a pôr-se e a noite dá lugar a uma movimentação subterrânea. A areia pulsa de vida. A expectativa aumenta e a vontade de sair da clausura permite que se quebrem todas as barreiras para uma nova vida, longe de ser fácil. Aos poucos, aparecem pequenas cabeças e barbatanas à superfície e as pequenas crias de tarataruga-comum, com apenas cinco centímetros de comprimento, começam a emergir e numa corrida lesta dirigem-se para o mar. O caminho aberto na areia é arriscado. Ovos e recém-nascidos são bastante vulneráveis a predadores. Os ovos, para além de serem susceptíveis a bactérias, são um manjar apetitoso para caranguejos, aves, répteis, cães, e inclusive para o homem. As recém-eclodidas tartarugas enfrentam igualmente inúmeros predadores, tanto em terra, como no mar. Estima-se que por cada mil tartarugas que nascem apenas uma ou duas atinge o estado adulto.


As tartarugas marinhas distinguem-se das de água-doce sobretudo pelas suas características anatómicas. Possuem carapaças com formas hidrodinâmicas, o que facilita a deslocação no mar e as suas patas adaptaram-se de tal forma à deslocação no mar que funcionam como perfeitas barbatanas.

Embora as posturas e a capacidade reprodutora desta espécie sejam elevadas, o facto é que o seu nome engana e hoje em dia está considerada em perigo de extinção, tendo o tamanho da sua população sofrido uma redução de pelo menos cinquenta por cento nas últimas três gerações.



Nos dias de hoje todas as espécies de tartarugas marinhas estão classificadas como ameaçadas e, desde 1979, encontram-se protegidas pela Convenção de Berna. Como são animais migradores que fazem grandes deslocações, é imperioso que se façam esforços concertados entre diversos países e entidades que visem a protecção destes répteis ancestrais, contemporâneos dos dinossáurios, e que se adaptaram de tal forma ao meio oceânico que o seu ciclo de vida se desenvolve quase todo aí.

1 comment:

Sara said...

Eu quero saber se você pode falar sobre as tartarugas que podem ser tomadas para uma casa. Gostaria de saber quais são os requisitos básicos para uma tartaruga e se a conduta necessário um Adestramento de Animais com os outros animais que tenho em minha casa. obrigado.