Thursday, January 11, 2007

Lince-ibérico (Lynx pardinus)


Uma sombra viva


No meio da vegetação, um vulto quase imperceptível observa atento. Muitas vezes apelidado de guardião da floresta, o lince simboliza a perspicácia e a intrepidez, características que nos habituámos a ouvir de quem tem “olho de lince”.
Uma silhueta esbelta e esquiva de pelagem castanho-amarelada, ruiva, laivada de negro, caracterizam este felino que perscruta e vigia os recantos do bosque mediterrânico, onde o sub-bosque permite a perfeita camuflagem. Outra característica que lhe é muito particular deste felino é o facto de as extremidades das orelhas possuírem pêlos rígidos em forma de pincel.
É um caçador extremamente especialista, cuja dieta se baseia exclusivamente em coelho-bravo. Embora possa capturar igualmente patos, perdizes, roedores e lebres, sobretudo quando a disponibilidade em coelho é baixa, o facto é que este último é a sua presa favorita.
Actualmente o lince-ibérico é considerado o felino mais ameaçado do mundo, encontrando-se classificado como espécie criticamente em perigo de extinção pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

No comments: